Trabalhe Conosco

Av. João Leite, Nº 3209, Galpão A, Setor Santa Genoveva, Goiânia-Goiás

Dicas de Saúde

Fique atento com as Dicas de Saúde e Bem-estar que os Leites Manacá preparam para você!
Leite com chocolate ajuda na recuperação muscular após exercícios
Achocolatado Manakim


Um estudo da American College of Sports afirma que tomar leite com achocolatado após a prática de exercício físico é uma boa forma de acelerar a recuperação muscular. Segundo um dos pesquisadores, o Ph.D William Lunn, ingerir a bebida até três horas depois do exercício ajuda na síntese de proteínas musculares, agilizando, assim, o processo de recuperação dos músculos que foram submetidos a uma carga de exercícios físicos.

 “Para os praticantes de atividades físicas é sempre importante saber de novas opções de bebidas que ajudam na recuperação”, destaca Lunn. “ Especialistas em nutrição dizem que a pesquisa tem base científica e fisiológica. Segundo eles, ingerir proteínas com carboidratos depois do exercício físico de longa duração acelera, de fato, a recuperação.

“Quando você coloca uma fonte de glicose, como o achocolatado, após a prática de atividade física, diminui o cortisol no sangue e isso ajuda na recuperação muscular.” explica a nutricionista Danielle Gonçalves.A dica deve ser restrita para pessoas que possuem restrição aos componentes da bebida.  Como exemplo, problemas a lactose ou diabéticas

Fonte: correiobraziliense.com.br

Vida Saúdavel
Foto Getty
leite-hg-20091208-8571510.jpg


A relação entre a ingestão de cálcio e densidade óssea tem sido muito estudada em crianças e adultos. Os cientistas apontam que a densidade mineral dos ossos aumentam em crianças e adolescentes com o maior ingestão de cálcio. O consumo elevado de cálcio durante toda a vida pode reduzir o risco de fratura em até 60%.


As mulheres brancas na pós-menopausa são outras que se beneficiam tendo uma ótima ingestão de cálcio. A redução de risco para osteoporose para elas pode chegar a 95%.


Dessa forma, fica claro a qualidade nutricional do leite longa vida é um excelente meio para alcançar as três porções diárias (4) recomendadas pelo Ministério da Saúde em seu Guia Alimentar para a população brasileira.

Outra vantagem descoberta no meio científico é que o alto teor de cálcio do leite favorece a redução da gordura corporal, por mecanismo associado ao hormônio 1,25 (OH)2D. Melhora também, o desempenho muscular, por elevarem as concentrações de glutationa, diminuindo, assim, a ação dos agentes oxidantes nos músculos esqueléticos. As proteínas do soro do leite também auxiliam no controle da pressão sanguínea e redução do risco cardíaco.


Fonte: www.bebaleite.com.br

Leite combate doenças cardíacas
leite2-121961818.jpg

Dra. Izabella Rogoni de Oliveira
  

Uma pesquisa realizada pelo Departamento de Nutrição Humana da Universidade de Wageningen, na Holanda, em parceria com a Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, aponta que a ingestão diária de três copos de leite pode reduzir o risco de doenças cardiovasculares em até 18%.

Publicada pela American Journal of Clinical Nutrition, destacou que foram analisados, aproximadamente, 5 mil estudos  relacionados ao assunto nos Estados Unidos, Europa e Japão, para concluir que o leite realmente traz benefícios para a saúde do coração.

O leite garante uma série de outras vantagens ao organismo. Rico em cálcio,promove o desenvolvimento e manutenção de ossos e dentes. O alimento também é fonte de magnésio, que atua no funcionamento do cérebro, e proteínas, que ajudam na manutenção dos tecidos.

A Marca Manacá,pensando na sua saúde e bem-estar, produz com um alto padrão de qualidade leites na versão Integral e Desnatado Light. Disponível nos melhores supermecados.

Fonte: www.artigos.com

Leite ajuda na perda de peso
leite-f-300x299-1158915.jpg

O diretor do Instituto de Nutrição da Universidade do Tennessee, EUA, comprovou que pessoas submetidas a dietas de restrição de calorias, mas que ingerem grandes quantidades de leite e laticínios, perdem em média 69% a mais de gordura corporal do que aquelas que não consomem.

Qual a explicação científica para isso? Segundo dados da pesquisa, o culpado de tudo é o cálcio, aquele que faz um bem danado pros nossos ossos e dentes, lembra? Pois é, descobriu-se que uma dieta com muitos laticínios, conseqüentemente rica em cálcio, faz com que as células do nosso organismo armazenem menos gordura, além de aumentar a atividade daquelas que queimam as gordurinhas. Isso porque uma boa quantidade de cálcio no sangue é como um sinal que avisa as nossas células para deixarem de armazenar e começarem a queimar.

Você deve estar pensando: já que o cálcio é o grande segredo da dieta, porque não comprar pílulas de cálcio, que não tem calorias? A nutricionista Luciana Coppini defende o leite. “Os laticínios são também ricos em fósforo e vitaminas D e A e têm proteínas de alto valor biológico. São importantes para o crescimento e desenvolvimento de crianças e para a formação e manutenção dos nossos ossos por toda a nossa vida, por isso a troca nem sempre é vantajosa”, afirma.

Fonte: http://blogs.abril.com.br

Tudo começa no café-da-manhã
leite-novidade-05-05-11-1616180.jpg

Comece o dia com alimentação saudável, repleta de produtos Manacá.

Bons motivos para caprichar no café-da-manhã

Quem não gostaria de acordar e sentar-se  em uma mesa bem posta, para tomar um café-da-manhã farto, com leite, vários tipos de pães, sucos, cereais, queijos e os jornais do dia para ler calmamente? Pouca gente consegue seguir essa rotina. Na prática, a maioria das pessoas costuma mesmo, é fazer uma refeição apressada antes de sair de casa no começo do dia.

O cardápio mais comum é café com leite e pão com manteiga, a famosa média e, de vez em quando, uma frutinha. Até aí, nada mau, porque é mesmo uma delícia. É possível aproveitar muito melhor a primeira refeição do dia.

Aproveite cada bocado do seu café-da-manhã

Muita gente nem toma café-da-manhã. A desculpa mais comum é a falta de tempo. Mais do que uma contingência da vida moderna, o descaso com a primeira refeição do dia é uma atitude completamente errada, que deixa o organismo com um déficit de energia.

Por que é necessário comer algo pela manhã

Na hora em que despertamos e saímos da cama, em geral passamos uma boa quantidade de horas em jejum absoluto. O estômago normalmente está vazio e, se não dá sinal imediato de fome, irá fazê-lo dentro em breve, sinalizando que o corpo precisa de energia.

Começar o dia sem suprir minimamente as suas necessidades pela manhã tem alguns desdobramentos.

Com as reservas de energia em baixa, é comum faltar pique para realizar as tarefas ao longo do dia. Por incrível que pareça, muita gente não relaciona a pouca disposição à essa alimentação desequilibrada. É justamente no momento do despertar que precisamos de alimentos que funcionam como combustíveis para o corpo.

Ficar sem comer pode provocar fraqueza, mal-estar e indisposição.
 
Também restringe a sua capacidade de escolha. Isso mesmo: quem passa muito tempo de estômago vazio chegará perto do horário do almoço sentindo uma fome descomunal. Nessas condições, a tendência é comer o que vier pela frente, sem conseguir controlar o apetite. Uma boa alimentação pela manhã certamente ajudará você a se manter bem até escolher novamente o que deseja saborear. Experimente!

 
Atitude ideal? Variar os alimentos

Para um café-da-manhã saudável não pode ficar de fora nenhum grupo de alimentos, só assim garante-se o aporte adequado de nutrientes. Para facilitar a sua escolha, separe os alimentos em grupos de nutrientes e escolha pelo menos um de cada.

Grupo das proteínas - encontradas no leite, no queijo, no iorgurte, nos ovos e nos frios.
Grupo dos carboidratos - presentes nos pães (prefira os integrais), biscoitos e cereais matinais (granolas, flakes, sucrilhos), bolos, mel e geléias .
Grupo das gorduras – encontrados na manteiga, margarina, requeijão, queijos e leite integral.
Vitaminas e minerais – presentes nas frutas e nos sucos.


Sugestões de café-da-manhã

Batida de leite com aveia e maçã
1 copo de leite longa vida MANACÁ desnatado/LIGHT (250 ml) batido com ½ maçã média com casca (80 g), 2 colheres (sopa) de farelo de aveia (14 g) e adoçante a gosto.

Para acompanhar:1 fatia de pão integral (35 g), 1 colher (sopa) de queijo cottage (15 g) e 1 fatia média de melão (100 g).

Este café-da-manhã você tem: 300 Calorias; 60,5 g de carboidratos; 17,5 g de proteínas; 3,5 g de gorduras; 6 mg de colesterol; 7,5 g de fibras; 2,5 mg de ferro; 375 mg de cálcio; 205 mcg RE (vitamina A); e 32 mg de vitamina C.

Isto representa:15% das necessidades de energia; 26% de carboidratos; 35% de proteínas; 6% de gorduras; 37% de fibras (necessidade mínima); 12% de ferro; 50% de cálcio e 12% de vitamina A; e 50% de vitamina C.
 

Café-da-manhã para quem almoça muito mais tarde

1 copo de leite longa vida MANACÁ desnatado/LIGHT (250 ml) batido com ½ maçã média com casca (80 g), 2 ameixas secas (15 g), 2 colheres (sopa) de aveia em flocos (11 g) e adoçante a gosto.

Para acompanhar: 1 fatia de pão integral (35 g), 1 fatia pequena de queijo branco (40 g) e 1 laranja picada (150 g).

Com este café da manhã você se abastece com 440 calorias; 77 g de carboidratos; 20,5 g de proteínas; 8 g de gorduras; 25 mg de colesterol; 9,5 g de fibras; 5 mg de ferro; 510 mg de cálcio; 610 mcg RE (vitamina A); e 90 mg de vitamina C.

Isto representa: 22% das necessidades de energia; 26% de carboidratos; 40% de proteínas; 8% de gorduras; 47% de fibras (necessidade mínima); 20% de ferro; 50% de cálcio; 37% de vitamina A; e 145% de vitamina C.

AVISO IMPORTANTE:

O leite não é medicamento, mas um alimento. Como tal, os benefícios do leite só se manifestam quando ele faz parte de uma alimentação equilibrada.
As informações tem caráter meramente informativo e não devem ser entendidas como uma recomendação ou uma sugestão de tratamento. Somente um médico ou profissional de saúde habilitado pode fazê-lo.

FONTE: www.bebaleite.com.br

Benefícios do leite para sua saúde
Foto: Getty Images
Benefícios do leite para sua saúde

A bebida, rica em cálcio, faz bem aos ossos, cérebro, sistema de defesa e até para pele e cabelos

Por Priscila Zuini
 
Ossos fortes
O leite é a principal fonte de cálcio para nós. E esse mineral atua principalmente no fortalecimento dos nossos ossos. Se não ingerirmos uma quantidade suficiente de cálcio por dia, podemos sofrer de osteoporose, que causa o enfraquecimento do esqueleto, por exemplo. ''Por ter muito potássio, a bebida também é importante para a contração muscular e ajuda na formação dos músculos e tecidos que os ligam aos ossos'', diz a nutricionista Kátia Camargo.




Que tipo de leite devo comprar?

Integral, desnatado e demidesnatado
O integral costuma ter seis vezes mais gordura do que o desnatado. Já o semidesnatado apresenta de 0,6% a 2,9% de lipídios (gorduras que fornecem energia para as células). O desnatado perde toda a gordura no processo de centrifugação.

Tipos A, B, C
O tipo A sai direto da vaca de um único rebanho e é pasteurizado na própria fazenda. Possui menos micro-organismos. Já o tipo B, apesar de ser retirado manualmente, é processado em uma fábrica. Fica resfriado a pelo menos 4º C antes da pasteurização. O tipo C é o menos nobre, pois fica reservado em local sem controle térmico.

Eles são indicados em dietas especiais e para crianças. Mas, em geral, o leite normal já tem os nutrientes em quantidade suficiente para adultos.

Mix de vitaminas
Quando tomamos leite, recarregamos nosso estoque de 20 vitaminas essenciais ao corpo, que participam de várias etapas do metabolismo. A vitamina A, por exemplo, é essencial para a pele e os cabelos. As B1 e B2 fornecem energia ao organismo. E a D, que entra no nosso corpo quanto tomamos sol, fortalece os ossos e aumenta a imunidade.

Consumo ideal
Um adulto deve consumir cerca de quatro copos de leite por dia. Não gosta da bebida? Sem problemas: ''Invista dos derivados, como iogurte e queijo. Aliás, é bom distribuir o consumo com os substitutos'', diz a nutricionista Miryam Najas, da Universidade Federal de São Paulo. Saiba que misturar leite com café não adianta, já que a cafeína tem ferro, que atrapalha a absorção do cálcio pelo corpo. ''Por isso, evite leite perto do almoço e do jantar, quando ingerimos bastante ferro proveniente de alimentos como feijão'', diz ela.

-  Receba nossos informativos
Copyright © 2010 LEITES MANACÁ. Todos os direitos reservados.