Trabalhe Conosco

Av. João Leite, Nº 3209, Galpão A, Setor Santa Genoveva, Goiânia-Goiás

Pesquisa indica importância do leite nos países de baixa renda

novidades-1343125.jpg

Equipe do Nutrição Prática & Saudável achou bacana compartilhar com os leitores dados de uma pesquisa feita pela The United Nations University, do Japão, e publicada recentemente na revista científica Food and Nutrition Bulletin, sobre o impacto do consumo de leite em dietas de crianças em países com baixa renda. Entre os resultados, foi comprovado que a ingestão de leite está associada ao maior crescimento e ganho de peso, além de ajudar na mineralização óssea das crianças.

Segundo dados da pesquisa, a ingestão de leite enriquecido com vitaminas e minerais melhora significativamente o peso e altura das crianças, além de aumentar os níveis de vitamina B12, ácido fólico e de hemoglobina, contribuindo para a redução de diarreia aguda, infecções do trato respiratório e na incidência de doenças em geral.

O estudo também apontou que, em algumas nações da África e sul da Ásia, o consumo do alimento é responsável por fornecer menos de 5% da energia usada pelas crianças. No leste e norte da Ásia e no México corresponde de 10% a 15%, e o valor nos Estados Unidos, Canadá, Europa e Austrália é de 20%. No Brasil, o consumo de leite entre adolescentes gira em torno de 15%.

O leite é composto por cálcio, vitamina A e B12, ferro e folato, e é um alimento muito importante para ajudar a suprir as deficiências nutricionais nestes países, pois promove o crescimento, fornece energia, proteínas e micronutrientes, explica Ana Beatriz Barrella, nutricionista da RG Nutri. Contudo, muitas vezes este alimento falta na dieta das famílias em países de baixa renda, complementa.  

Você Sabia?

A ausência do leite na dieta das crianças pode levar ao prejuízo no desenvolvimento motor, cognitivo e de fala, principalmente por causa da falta da vitamina B12, que é encontrada apenas em alimentos de origem animal.

FONTE: www.nutricaopraticaesaudavel.com.br

-  Receba nossos informativos
Copyright © 2010 LEITES MANACÁ. Todos os direitos reservados.
ILION.com.br